Como cuidar de cabelos cacheados?

Já que a transição capilar está na moda, vou trazer pra você dicas preciosas de como cuidar de forma saudável dos cachos! Vamos lá:

Use xampus e condicionadores feitos para cabelos danificados:
Os fios cacheados são mais secos do que os lisos e, por isso, têm mais tendência à quebra. É importante tratá-los com carinho durante a lavagem. Invista em produtos feitos para cabelos com danos que incluam ingredientes mais suaves e que não agridam os fios.

Diminua a frequência do xampu:
Quem tem cachos não deve lavar o cabelo todos os dias, pois os fios são mais ressecados. O excesso da aplicação de xampu pode deixá-los ainda mais secos e provocar frizz.

Lave os fios com condicionador:
A técnica de lavar o cabelo sem xampu, conhecida como co-wash, é muito difundida entre as cacheadas. Ela faz muito bem para esse tipo de cabelo, pois ele precisa repor a hidratação com mais frequência do que os outros tipos.
Antes de fazer essa técnica, é fundamental você escolher o condicionador adequado (leia a composição dele primeiro). O condicionador que contém silicones, geralmente os ingredientes que terminam com “-one”, devem ser evitados. Existem silicones insolúveis que só são removidos do cabelo com xampus mais agressivos.
Outro detalhe muito importante, se você tiver dermatite seborreica (“caspa”), essa técnica pode agravar o problema. Fale com um dermatologista antes de se aventurar no co-wash!

Hidrate o cabelo quando ele estiver seco ou danificado:
A hidratação profunda é importante para repor a umidade dos cachos ressecados. Se você perceber um aumento do frizz e mais pontos de ressecamento, use uma máscara e veja se a situação melhora!

Fuja de toalhas sintéticas:
O cabelo encaracolado não se dá muito bem com toalhas sintéticas, pois a fricção desfaz os cachos e causa frizz. Opte pelas de algodão e aperte delicadamente as mechas para secá-las.

Dr. Luiz Fernando Santana

Dr. Luiz Fernando Santana

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Compartilhe nas mídias: